Dr. Luciano Rotella

Exames solicitados pré operatórios

 

Lembre-se de que cada caso possui suas particularidade clínica e que o médico  é quem melhor poderá indicar os exames necessários:

 

  • Hemograma completo – permite avaliar se a criança tem anemia, se a contagem de plaquetas, que auxiliam na contenção do sangramento está normal, e se o número e divisão percentual das células de defesa estão normais.

 

  • Coagulograma, TAP e PTT – permitem avaliar a qualidade da coagulação, necessária para controlar os sangramentos.

 

  • Bioquímica: glicose, sódio, potássio, creatinina, uréia – detecção de sinais de diabetes, alterações do metabolismo, assim como da função renal
  • Exames de imagem: Radiografia de Cavum,Videofaringolaringoscopia,Tomografia Computadorizada de Seios da Face e Resonência Magnética de seios da face;são utilizados quando se faz necessário.

 

 

O dia antes da cirurgia da Cirurgia

O dia que antecede a cirurgia deve ser um dia de preparação física e mental. É fundamental dormir e obedecer um jejum de 8 horas. Ao acordar, no caso de intervenções pela manhã, o paciente não deverá ingerir qualquer líquido, inclusive água.

 

Na Internação

O paciente deverá chegar ao hospital, exatamente na hora determinada pelo médico, portando todos os exames a guia de autorização do convênio e a carteira do mesmo, quando necessário, assim como documento de identidade. A observância do horário é de suma importância, uma vez que os procedimentos de internação, a saber: passagem pelo setor de internação, contato com o plano de saúde ou acerto financeiro, encaminhamento ao quarto, avaliação pelo serviço de enfermagem, troca de roupa e assepsia são procedimentos que antecedem o ato cirúrgico. Em qualquer dessas etapas poderá haver atraso, o que já é estimado pelo médico assistente.

Print Friendly