Dr. Luciano Rotella

Clicar nas perguntas para obter as respostas.

Outras

O que é Atopia?

Atopia descreve a incidência clínica de asma, febre do feno e eczema em pacientes com uma predisposição hereditária à hipersensibilidade.

Print Friendly

Os filhos de pais alérgicos tem risco de desenvolver alergias também?

Cinquenta por cento das crianças com dois pais alérgicos irão desenvolver alergia. A incidêcia diminui para 30% com um dos pais alérgico. O modo de herança dos altos níveis de IgE não é conhecido. É importante obter uma história familiar de doença alérgica, sempre que um paciente for avaliado para diátese alérgica.

Print Friendly

Como surgiu a Otorrinolaringologia?

A especialidade da otorrinolaringologia é um produto da reunião, no século 20, de duas especialidades que possuíam origens diferentes, a otologia e laringologia. Os otologistas (“auristas”) traçam suas origens à metade do século 19, com os esforços de Toynbee, Wilde, von Trltsch e Politzer. A laringologia tem uma data de nascimento mais específica, setembro de 1854, quando Manuel Garcia visualizou pela primeira vez a laringe humana com um espelho. Turck e Czermak popularizaram a nova disciplina da laringologia. Laringologistas subiam pelas vias aéreas através da laringe e os otologistas se aprofundavam na trompa de Eustáquio, as duas disciplinas encontraram um órgão de unificação, o nariz, sendo criada a especialidade da otorrinolaringologia, encurtada por alguns para otolaringologia.

Print Friendly

Onde se localizou a primeira Cátedra de Otologia?

A primeira cátedra de otologia foi criada na Universidade de Viena, e a primeira clínica de otologia também foi fundada lá, em 1873.  Billroth, o grande cirurgião geral, apoiou a criação da cátedra, dizendo: “é desejável dar a este assunto pequeno e ainda não importante um lugar no currículo das universidades.” Billroth caracterizou a otologia como uma disciplina “difícil e ingrata”. Josef Gruber e Adam Politzer foram os co-diretores.

Print Friendly

Quais são os Santos patronos da Otorrinolaringologia?

Através da história, muitos morreram por epistaxes severas. Outros buscavam proteção em São Fiacre, o santo patrono da epistaxe. São Blaise não somente é o santo parono dos animais selvagens, ventos e tempestades, mas também é o santo patrono da garganta, bócio e tosse persistente. Este médico cristão tornou-se santo por remover um osso de peixe da garganta de um paciente. Em 3 de fevereiro, a igreja católica romana ainda celebra a festa de São Blaise como “padroeiro da garganta”.

Print Friendly

Quem realizou a primeira traqueotomia?

Galeno creditou a Asclepíades de Bitínia (2º século DC) como a origem desta operação. O termo traquéia não foi introduzido até o século 16. Naquele tempo, a traqueotomia era realizada somente na pior das emergências. Outro século se passou antes que ela obtivesse aceitação comum

Print Friendly
Print Friendly