Dr. Luciano Rotella

Clicar nas perguntas para obter as respostas.

Outras

Os filhos de pais alérgicos tem risco de desenvolver alergias também?

Cinquenta por cento das crianças com dois pais alérgicos irão desenvolver alergia. A incidêcia diminui para 30% com um dos pais alérgico. O modo de herança dos altos níveis de IgE não é conhecido. É importante obter uma história familiar de doença alérgica, sempre que um paciente for avaliado para diátese alérgica.

Print Friendly

O que é Atopia?

Atopia descreve a incidência clínica de asma, febre do feno e eczema em pacientes com uma predisposição hereditária à hipersensibilidade.

Print Friendly

Como surgiu a Otorrinolaringologia?

A especialidade da otorrinolaringologia é um produto da reunião, no século 20, de duas especialidades que possuíam origens diferentes, a otologia e laringologia. Os otologistas (“auristas”) traçam suas origens à metade do século 19, com os esforços de Toynbee, Wilde, von Trltsch e Politzer. A laringologia tem uma data de nascimento mais específica, setembro de 1854, quando Manuel Garcia visualizou pela primeira vez a laringe humana com um espelho. Turck e Czermak popularizaram a nova disciplina da laringologia. Laringologistas subiam pelas vias aéreas através da laringe e os otologistas se aprofundavam na trompa de Eustáquio, as duas disciplinas encontraram um órgão de unificação, o nariz, sendo criada a especialidade da otorrinolaringologia, encurtada por alguns para otolaringologia.

Print Friendly

Onde se localizou a primeira Cátedra de Otologia?

A primeira cátedra de otologia foi criada na Universidade de Viena, e a primeira clínica de otologia também foi fundada lá, em 1873.  Billroth, o grande cirurgião geral, apoiou a criação da cátedra, dizendo: “é desejável dar a este assunto pequeno e ainda não importante um lugar no currículo das universidades.” Billroth caracterizou a otologia como uma disciplina “difícil e ingrata”. Josef Gruber e Adam Politzer foram os co-diretores.

Print Friendly

Quais são os Santos patronos da Otorrinolaringologia?

Através da história, muitos morreram por epistaxes severas. Outros buscavam proteção em São Fiacre, o santo patrono da epistaxe. São Blaise não somente é o santo parono dos animais selvagens, ventos e tempestades, mas também é o santo patrono da garganta, bócio e tosse persistente. Este médico cristão tornou-se santo por remover um osso de peixe da garganta de um paciente. Em 3 de fevereiro, a igreja católica romana ainda celebra a festa de São Blaise como “padroeiro da garganta”.

Print Friendly

Quem realizou a primeira traqueotomia?

Galeno creditou a Asclepíades de Bitínia (2º século DC) como a origem desta operação. O termo traquéia não foi introduzido até o século 16. Naquele tempo, a traqueotomia era realizada somente na pior das emergências. Outro século se passou antes que ela obtivesse aceitação comum

Print Friendly
Print Friendly