Dr. Luciano Rotella

O Sono é um estado comportamental reversível de desligamento da percepção do ambiente, com modificação do nível de consciência e da resposta a estímulos internos e externos. Este processo ativo envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais de vários sistemas, principalmente o sistema nervoso.

Enquanto um indivíduo dorme, seu sono alterna dois estados diferentes. O NREM, sono sincronizado, e o REM, sono dessincronizado.

No NREM existem três estágios que variam em uma escala de aumento da profundidade do sono.

O REM (Rapid Eyes Movement – Rápido Movimentos dos Olhos) é um estágio caracterizado pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta freqüência das ondas cerebrais), onde ocorrem movimentos oculares rápidos (daí a sigla REM). Além disso, no REM é possível sonhar.

Em um indivíduo normal, o sono sincronizado e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite, repetindo o ciclo entre 70 e 110 segundos e podendo chegar a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono pode alterar com diversos fatores: Idade, ritmo cardíaco, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou determinadas patologias.sedimentação de memória, termorregulação, entre outros

A medicina Do Sono aborda uma atividade responsável por 1/3 do tempo total da nossa vida. Estado essencial para restabelecimento físico e mental; o sono, quando não adequado ou livre de distúrbios, pode influir diretamente na qualidade de vida e saúde.

Confirma os vídeos!

 

Print Friendly